SOBRE

| Sem comentários

O projeto “VOZES DO MEU VALE” consiste na produção, exibição e distribuição de cópias gratuitas de um documentário com duração de 32 minutos, que abordará os vários idiomas e dialetos trazidos pelos colonizadores do Vale do Itajaí, em Santa Catarina, no século XIX e que estão presentes na cultura do Sul do Brasil até os dias de hoje. A partir deste documentário, os alunos, professores e todo cidadão terão acesso à esta importante parte da história falada a muitas línguas.

A cada duas semanas morre uma língua no mundo. Até o início do próximo século, quase metade das cerca de 7 mil línguas faladas na Terra terão se extinguido, com suas comunidades de falantes abandonando os idiomas nativos em favor do inglês, do mandarim e do espanhol.

O projeto “VOZES DO MEU VALE” tem objetivo de resgatar, valorizar e preservar os idiomas trazidos pelos colonizadores para esta região do sul do país, e falados até hoje, garantindo assim, acessibilidade  à esta parte da história e cultura em formatos diferenciados e atrativos,  como é o caso da linguagem audiovisual.

Uma equipe de profissionais formada por historiadores, produtores, roteiristas, cinegrafistas, editores e colaboradores, irão sintetizar em uma única obra, os principais idiomas e diferentes dialetos falados na região do Vale do Itajaí, em Santa Catarina.