Prime Filmes inicia gravações do documentário Vozes do Meu Vale

Uncategorized | Sem comentários

As gravações do segundo documentário da série Histórias e Conquistas tiveram início no dia 9 de Março. A equipe da Prime Filmes passou o dia na aldeia M’Biguaçu, para captação do primeiro depoimento, que irá compor o média-metragem Vozes do Meu Vale.

O cenário escolhido para abrir os trabalhos foi a casa de reza da aldeia M’Biguaçu, localizada na cidade de Baguaçu, em Santa Catarina. Entre as boas energias da casa e o fogo que simboliza o criador do universo, o Cacique Hyral contou como a aldeia mantém a tradição indígena e preserva o idioma até os dias atuais.

O documentário Vozes do Meu Vale resgatará os idiomas e dialetos falados por nativos e imigrantes e que até hoje são falados no Vale do Itajaí. De acordo com o roteirista Saulo Adami, o depoimento do Cacique Hyral foi escolhido porque o idioma Guarani é um dos mais antigos falados no país, antes mesmo da chegada dos imigrantes europeus. “Assim como italianos, alemães e poloneses, os índígenas, apesar de todas as proibições e perseguições, conseguiram manter suas tradições quanto ao idioma e à maioria dos seus costumes, como culinária e artesanato”, destaca Adami.

As próximas captações para o documentário Vozes do Meu Vale já estão agendadas ainda para este mês de março. O segundo depoimento será na cidade de Pomerode, com o maestro e escritor Gian Pietro Bontempi, originário do norte da Itália.

 

Dexei seu comentário

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>